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Enseada Indústria Naval monta um dos mais altos guindastes do mundo

Batizado de Goliath, a Enseada monta em seu estaleiro, localizado no município de Maragojipe (BA), um dos mais altos guindastes do mundo. Com peças de até 500 toneladas, a montagem do guindaste conta com 64 profissionais de cinco nacionalidades diferentes, os quais atuam em uma das maiores operações já realizadas para a montagem de um mega-guindaste. A complexidade desta tarefa consiste no içamento de peças de grande volume em altitudes elevadas.

Com uma altura de 150 metros, o equivalente a um prédio de 50 andares, e 143 metros de comprimento, o superguindaste Goliath é um pórtico de sete mil toneladas com capacidade para içar cargas de até 1.800 toneladas. O equipamento garante maior produtividade ao estaleiro, já que é capaz de montar megablocos, e permitirá erguer, de uma só vez, a torre de perfuração dos navios-sonda.

As peças estão sendo entregues em etapas, chegando em navios de diferentes origens, como: Finlândia, China e Coréia do Sul. O equipamento estará completamente montado em novembro de 2014, quando iniciará a fase de testes e comissionamento para em seguida operar em grandes içamentos no Estaleiro.

Sobre a Enseada

Além da UTC Participações, a Enseada também é formada pelas empresas Odebrecht, OAS, e a KHI (Kawasaki Heavy Industries Ltd.) e é voltada para construção e integração de unidades offshore, como plataformas, navios especializados e unidades de perfuração. O estaleiro, localizado às margens do Rio Paraguaçu, tem a Sete Brasil como cliente entre outros. Para a Sete Brasil serão fabricados seis navios-sonda de exploração do petróleo na camada pré-sal.

A Unidade Paraguaçu já é considerada um dos maiores estaleiros do país e, quando estiver operando em plena capacidade, poderá processar até 36 mil toneladas de aço por ano trabalhando em regime de turno único, o que permite uma ampla margem de produção, construindo navios de altíssima especialização, que poderão ser fabricados simultaneamente. A empresa também atua no Estaleiro Inhaúma (RJ), onde o contrato prevê a conversão dos cascos de quatro navios tipo VLCC nas plataformas P-74, P-75, P-76 e P-77.

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